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AUTOPOIESE

Sexta feira 17 de janeiro, 20h.

Performance, duração:70-90 minutos

Sinopse:

Performance-instalação referenciada no conceito de autopoiese, desenvolvido pelos biólogos e filósofos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela. Refletindo a condição comum a todo ser vivo – a constante autoprodução cíclica de si para a manutenção da vida – a instalação homônima é composta pela exposição de uma série de fotografias, de tufos de cabelos da artista, de uma performance em looping realizada durante a abertura, e de um vídeo exposto nos dias que seguem a duração da exposição. As imagens e a ações partem da materialidade do acúmulo de cabelos recolhidos nos últimos 12 anos, durante o banho da performer. O que seriam restos do corpo, descartes do banho, viram obras rituais. Na performance a artista retira, um a um, os tufos acomodados na própria cabeça e os depõem no chão; em seguida trança uma máscara de cabelo, recolhe os tufos no chão e os acomoda novamente sobre a cabeça para então, reiniciar a ação. A cada looping uma peça de roupa é retirada ou recolocada re-apresentando a visualidade do corpo.

Composta de instalação, performance, fotografias e vídeo, Autopiese foi compartilhada anteriormente em duas exposições individuais -Uberlândia (2011) e Salvador (2012)- e em três mostras coletivas. No Salão de Artes da Bahia (2012) recebeu o prêmio de melhor trabalho, resultando em uma exposição posterior no MAM de Salvador. Em 2019, o mesmo foi exposto na Bienal de Dança do Sesc – SP, na Galeria de Vidro em Campinas

 

RICARDA ALVARENGA (Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, 1979)

Artista do corpo e da imagem. Pessoa trans não-binária. Docente efetiva da Graduação em Dança da UFU – Uberlândia (MG). Atualmente, doutoranda do Programa de pós-graduação em Artes da Cena da UFRJ – ECO, sob orientação da artista-professora Eleonora Fabião. É graduada em Biologia pela UFU e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Dança da UFBA – Salvador.

Iniciou seus trabalhos com arte no ano 2000, através da dança contemporânea. Dançou no Grupo Maria do Silêncio, dirigido por Wagner Schwartz em Uberlândia (2000 a 2003) e na Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul (RS) dirigida por Sigrid Nora (2004 a 2007). A partir de então, desenvolveu sua carreira solo criando e realizando trabalhos de dança contemporânea, performance art e visualidades. Dentre eles os trabalhos: Anfíbios, Figura,Variação para seis temas, Autobiografia Capilar e outros.

Como diretora e coreógrafa criou e produziu o Provisório Corpo Grupo de Dança, existindo em dois momentos: em Caxias do Sul (2005 a 2008) e atualmente em Uberlândia (desde 2017) concebendo espetáculos, exposições e livros-objeto. Como artista audiovisual produziu videodanças, videoartes, filmes de curta-metragem e trabalhos em rede. Dentre eles: Hominidae – trilogia composta para o catálogo do prêmio Interações Florestais da Residência artística da Ecovila de Terra Una, Serra da Mantiqueira (MG); Venda – documentário de arte exibido na TVE e no Canal Brasil; Videodronedança – exibido em festivais nacionais e internacionais, como o Dança em Foco 2023 (RJ). No campo da fotoperformance produziu diversas séries temáticas, com destaque para dois programas performativos compostos enquanto one. year. performance, sendo eles Jesus 3e30 e Jesus 4e40. Ambos confluem a materialidade central da pesquisa de doutorado atualmente em curso.

Autora da Instalação Rastros, composta por 85 fotografias de gotas de sangue encontradas aleatoriamente em calçadas e ruas, foi exibida em duas exposições coletivas – uma no Salão de Artes Visuais da Paraíba, em João Pessoa e a outra no Salão de Artes Visuais da Bahia (2014), em ambas as fotos foram ladrilhadas como azulejos (20x20cm) em chão e parede.

No ano de 2023, exibiu trabalhos multimidias na exposição coletiva ‘Estou Viva’ no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (Rio de Janeiro) expondo o filme Starnight (2018), a série fotográfica – Transabençoade e a performance queer Figura. De modo geral, no ambiente universitário e fora dele, atua de forma transdisciplinar em processos, pesquisas e realizações que entremeiam performance, dança, produção de imagens, instalações e estudos filosóficos e críticos.

@ricardalvarenga